segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Produtores Ingleses sentem aquecimento global


Já foi dito que com o aquecimento global, algumas áreas que antes eram pouco propícias para o plantio de uva passariam a produzir grandes vinhos. E na Inglaterra, isso já está começando a acontecer. Apesar do verão atípico do ano passado, os vinicultores classificaram a safra de 2009 como "uma das melhores da história". O mês de julho na Inglaterra foi marcado pelo clima úmido, principalmente no sudoeste do país, o que poderia ter afetado a safra, se não fosse o calor percebido no outono. Pelo visto, essa confusão de climas e temperaturas apenas tornou a uva ainda mais gostosa. 
A associação dos Produtores de Vinho da Inglaterra reportou que foram colhidas frutas excepcionais em todo o país, com as variedades Chardonnay e as Pinots possuindo nível alcoólico possivelmente entre 11% e 13%. A safra de 2009 foi marcada pela falta de geadas, além de um tempo quente e seco durante o período das floradas. Mesmo as chuvas fora de época em julho foram bem vindas para repor a umidade do solo. 
A taxa de açúcar percebida é uma das mais altas já registradas, a acidez é boa e o flavor dos vinhos brancos é "excelente", ainda segundo a associação. Um produtor inglês chegou a afirmar que foi um prazer ver aquelas uvas em tão limpas. Outro contou que essa foi provavelmente a melhor safra de sua vida. Segundo a associação dos Produtores de Vinho da Inglaterra, o volume de vinho produzido em 2009 deve ultrapassar a marca dos dois últimos anos, graças a uma série de novos vinicultores. A produção pode até ser maior do que a de 2006, ano em que foram fabricadas três milhões de garrafas de vinho.


Fonte: Revista Adega - janeiro 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário