terça-feira, 7 de setembro de 2010

Chianti Colli Fiorentini 2006


Produtor: Fattoria Lucignano
País: Itália
Região: Toscana
Safra: 2006
Tipo: Tinto
Volume: 750 ml
Uva: 80% Sangiovese, 10% Canaiolo Nero e 10% de outras castas
Vinhedos: Vinhedos em Colli Fiorentini, próximos à Florença.
Vinificação: Tradicional, com maceração em tanques de cimento.
Maturação: Maturado em tanques de cimento.
Temperatura de Serviço: 16 a 18ºC
Teor Alcoólico: 13,5 % Vol
Corpo: Médio
Sugestão de Guarda: até 5 anos
Combinações: Massas, queijos suaves
Preço: $$$ (Ver post instruções para entendimento do blog)
Onde encontrar: Mistral ( http://www.mistral.com.br/ )

Considerado pela The Wine Advocate de Robert Parker como um dos vinhos de "melhor relação qualidade/preço de todo o mundo", e "uma das maiores pechinchas da Itália", este saboroso Chianti é macio, fresco e cheio de fruta. Uma companhia perfeita para massas.

O que dizem sobre ele?

Um Chianti liso e fino, não da área original de produção mas de uma das sete outras sub-áreas permitidas para a produção de Chianti, por isso não é um chamado de Clássico, mas uma Colli Fiorentini, nome da sua sub-área de produção. Dentro da área de Chianti, Colli Fiorentini foi estabelecido pela primeira vez em 1932.
Fattoria di Lucignano tem seus vinhedos cercando a cidade medieval de Lucignano, localizado a apenas uma milha fora da fronteira ocidental da zona Chianti Classico. O Chianti Colli Fiorentini de Lucignano é considerado um dos melhores senão o melhor deste sub região.Descrição: cor vermelha escura, os caracteres distintivos Sangiovese no nariz com aromas de frutas muito vermelhas. cerejas maduras e sabores de frutos vermelhos prevalece sobre uma boca aveludada com um toque de violetas que aparecem no meio do palato. vinho seco ainda um acabamento muito bom mostrando taninos suaves atado com notas amadeiradas de duráveis final longo.

2 comentários:

  1. Dos vinhos degustados foi que dei a menor nota (81 pts), mas acredito que a comparação com os outros excelentes vinhos o prejudicou. É um bom vinho, sozinho iria muito bem. Uma questão que me desagradou neste vinho foi seu estilo ligeiramente mais quente que os tradicionais chianti.

    ResponderExcluir
  2. Segundo vinho que eu mais gostei da noite, pontuei com 91 pontos. Gostei bastante tanto do nariz quanto da boca do vinho, realmente menos ácido que os demais deixou ele mais quente, mas gostei de seu tanino e dos aromas de baunilha e chocolate. Também tem um bom custo benefício.

    ResponderExcluir