domingo, 29 de agosto de 2010

Salmão com Molho de Espumante e Caviar



Final de semana fiz esta receita Salmão retirada do site Cyber Cook(http://www.cybercook.com.br/) , segundo o site o prato é assinado pelo chef Allan Vila Espejo. O prato com influência francesa, é muito refinado, além de ficar muito belo após montado. Quanto ao sabor, garanto que certamente agradará aos paladares mais exigentes.




Ingredientes
  • 400 gramas de Salmão em filés;
  • 500 gramas de creme de leite fresco;
  • 200 ml de espumante seco;
  • 20 gramas de caviar;
  • 1 cebola em pedaços pequenos;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • quanto baste de pimenta-do-reino branca;
  • quanto baste de sal.
Preparo

Aqueça metade da manteiga e doure a cebola, acrescente a cebola, o espumante, o creme de leite, sal e a pimenta deixando reduzir (levei mais ou menos uns 20 min). Coe este molho voltando a panela e acrescentando o caviar (mexer com certo cuidado para não amassar as bolinhas de caviar).

Doure o peixe, após temperado com sal e pimenta, com a manteiga restante. Sirva o peixe coberto pelo molho acompanhado de pure de batata.

Tomei neste jantar um espumante Mumm Cuvée Spéciale Brut (Argentino), o qual harmonizou razoavelmente bem com o peixe. O espumante de coloração dourada e muito gás (apesar da perlage não ser das mais bonitas), apresentou notas de abacaxi, melão com presença de avelãs e fermento ao final. Um pouco doce ao final. Sugiro para combinar melhor uma espumante de maior qualidade, se possível um bom Champagne, um Pouilly-Fumé e quem sabe até um rosé.

Abraços e boa semana!!!

Um comentário:

  1. Quem te viu e quem te vê, hein? De candidato a bater Robert Parker, agora também ataca na cozinha. Alex Atala que se cuide. Estaria nascendo um novo Chef brasileiro? Se precisar sou capaz de te arranjar um estágio em Paris com o Chef conhecido meu. Agora tá ficando difícil de te aguentar, para quem comia lambari em Videira, passar direto para o caviar!!!!!!

    ResponderExcluir