sexta-feira, 9 de outubro de 2009

1000 coisas que voce deve aprender


Sexta-feira chegando, e como é de praxe, deixamos sempre algo para nossos confrades refletirem ao longo do final de semana, desta vez, um pouco prolongado pelo feriadão. Minha intenção foi listar aqui as 1000 coisas que você deve aprender antes de entrar em uma confraria. Como trata-se de uma longa lista, conto com a colaboração dos demais colegas responsáveis pelo blog, e é claro, com nosso numeroso contingente de seguidores, que poderão nos ajudar a incrementar esta lista através dos comentários adicionais.
Para começar, listarei as que mais acho importantes, e deixo com vocês o restante da mesma.

- Nunca faça clareamento dos dentes enquanto estiver em uma confraria. Sua boca poderá se transformar do dia para a noite, e seu sorriso ficará parecendo de quem come giz de sinuca.

- Quando for responsável pela guarda das garrafas de sua confraria, faça sempre com maior cuidado. Não existe nada pior do que chegar no dia marcado para degustação e você aparecer diante de seus confrades com a garrafa quebrada.

- Nunca leve uma garrafa quebrada para a degustação, com um suposto líquido dentro, dizendo aos confrades que conseguiu segurar a tempo de ainda sobrar um restinho para ser degustado. Alguém sempre vai achar que foi armação sua e que aquele líquido não é do verdadeiro vinho.

- Nunca se ache o “entendido” em frente aos confrades, só por ser amigo de pessoas influentes no mundo do vinho. Seja humilde, Robert Parker é bom, mas as vezes também se engana.

- Seja imparcial na hora da degustação, não é porque você adora os vinhos do novo mundo, que todo vinho do velho mundo não presta. Saiba avalia-los sem que o gosto pessoal influencie em suas notas.

- Antes de dar qualquer palpite sobre vinhos para alguém, procure saber com quem está falando. Ele pode entender muito mais do que você sobre vinho, e lhe achar um ridículo.

- Em degustação as cegas, seja sempre honesto. Nunca roube as rolhas antes para descobrir o que vai ser degustado, para depois ficar emitindo opiniões como se fosse “o cara” , acertando todos os vinhos da noite.

- Quando for você o responsável pela janta da confraria, nunca diga que aquele molho especial é sua receita secreta. Alguém pode descobrir que você apenas comprou um foundee pronto e esquentou na panela.
Por hoje é isto meus confrades, mas acredito que poderemos incrementar ainda mais est post com vossas opiniões.

Um comentário:

  1. Caro Fernando,

    Estive lendo o último catálogo da Mistral, que traz uma reportagem espercial dobre a França. Existe especificamente na parte que faz referência a Borgonha algo que me chamou a atenção começando com "Borgonha são vinhos de conhecedores" e seguindo com "De certa forma, os Borgnonhas são uma espécie de "pós-graduação" para os aprecidadores de grandes vinhos. Nem sempre é de imeditado que se aprende a aprender todas suas sutilezas e nuances, toda sua inimitável classe, elegância e complexidade. Mas realmente vale a pena, pois trata-se da descoberta maravilhosa de um mundo totalmente novo. De fato, em comparação com outros vinhos mais explosivos, concentrados e exuberantes, os Borgonhas pedem um outro tipo de atenção de quem prova, e também proporcionam uma experiência diferente, que certamente está entre as mais sublimes e gratificantes que existem no varidado mundo do vinho."
    - A minha contribuição fica por conta da parte psicológica que o vinho nos traz, acalmando a ira, trazendo paz a corações em tormenta e principalmente diminuindo a agressividade.

    ResponderExcluir