quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Degustação 06.10.2009 - Alion

No último dia 06.10.2009 realizamos a degustação do Alion 2004 juntamente com outros vinhos levados pelos confrades. Segue o resultadodo grupo juntamente com meus comentários sobre os vinhos.

Alión 2004 – Espanha – 89,66
Rust em Vedre Cabernet Sauvignon 2003 – Africa do Sul – 89,41
Aromo Reserva Privada Cabernet Sauvignon 2007 – Chile – 85,83
Coloma Seleccion 2007 – Espanha – 85,5
Chateu Soussans 2003 – Margaux – França – 84,33

O Alion nos trouxe um nariz muito rico onde predomina a madeira de excelente qualidade, na boca estava potente com taninos se sobressaindo mas com certa elegância e acidez que equilibraram o vinho.
Tivemos boa pontuação para o Rust en Vrede Cabernet Sauvignon 2003 que apresentou boas camadas de fruta madura e algo evoluído como couro e cedro, além de excelente boca.
Muitos elogios ao Aromo pela questão custoXbenefício (preço aproximado de R$20) e para o Coloma que apresentou-se bem para sua faixa de preço (R$ 35).
O Chateaux Soussans 2003 não agradou a maioria devido a boca muito seca e ao amargor apresentado, acredito que seja reflexo da safra extremamente quente.
Para acompanhar a tradicional sinuca colocamos o Nebiolo Perbacco 2005 do Vietti. Considerado um pequeno barolo deste tradicional produtor, chamou a atenção pelo nariz muito agradável mas foi criticado pela boca seca e adstringente.
Em nossa próxima degustação teremos vinhos de uvas que são pouco conhecidas. Em breve informarei mais a respeito.

Um comentário:

  1. Sobre o Aromo percebi groselha, madeira, coco queimado, caramelo e café no nariz. Na boca apresentou-se inquieto com amargor ao final, é um vinho quente com taninos fortes.
    Falar do Rust en Vedre é muito simples, pelo menos a mim ele remete ealmente a região onde foi feito de coloração negra, fechado com lágrimas lentas. Seu nariz remetem a estrebaria indo para menta, lácteo e esmalte com madeira em equilibrio. Na boca reflete todas as qualidades demonstradas no nariz sendo equilibrado.
    O Chateaux Soussans eu poderia classificar como um vinho estranho com nariz de chá preto e frutas, na boca um vinho "quente".
    O Coloma percebi café, cedro e pelo menos a mim inclusive na boca dava paa sentir o café. Bom custo benefício.

    ResponderExcluir